quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Bolo prestígio

Chocolate cake with coconut filling

Bolo prestígio é um clássico! Domingo fizemos acarajé e moqueca. Para sobremesa escolhemos bolo prestígio. Fiz uma receita de bolo de chocolate simples, recheio de beijinho em duas camadas (1 lata de leite condensado, uns 30 gr de coco ralado, 100 ml de double cream) e cobertura de ganache de chocolate amargo (200 gr de chocolate para 100 gr de double cream).

Receita do acarajé aqui e nossa moqueca de polvo com camarão aqui, no blog do Mario.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Torta para picnic



Dia desses pegamos o carro e fomos dar uma volta pelas redondezas, passando por uns 2 ou 3 cantões diferentes. O plano foi fazer um picnic na beira de algum lago no meio do caminho (e foi o que fizemos). Pra isso, preparei uma torta de frango com palmito, que fiz da seguinte forma:

Torta de frango com palmito (uma torta grande, forma de 33 cm de diâmetro).

Para a massa:

400 gr de farinha de trigo
200 gr de manteiga sem sal
+ ou - 3 colheres de sopa de água
1 colher de café de sal

Recheio
1 peito de frango
1 lata de palmito (vem 400 gr sem estar drenado)
Alho poró a gosto (usei um pouco mais que 1 xícara dele picado)
Molho bechamel

Massa: Misturar o sal à farinha de trigo. Cortar a manteiga gelada em cubos e com as pontas dos dedos ou com a ajuda de um processador (usei processador) misturar até formar uma farofa. Adicionar as colheres de água e juntar a "farofa", formando uma bola com a massa. Envolver em papel filme e levar a geladeira por meia hora. Pré-aquecer o forno a 180 graus.

Recheio: Refogar o frango em cubos na manteiga e no alho, até que esteja cozido e dourado. Adicionar o palmito e o alho poró em rodelas até murchar. Preparar um molho bechamel (uns 300 ml) e envolver no que foi refogado.

Montagem: Enquanto o recheio enfria, separar a massa em duas partes correspondente a 1/3 e 2/3 dela. Abrir a parte maior em círculo e forrar uma forma de 33 cm de diâmetro. Fazer furos com o garfo na base da massa, cobrir com papel manteiga e algum peso no centro (feijões por ex, ou outra coisa que possa ir ao forno) para que possa ir ao forno pré-assar. Pré assar por cerca de 15-20 minutos. Retirar do forno, retirar o peso e o papel manteiga, colocar o recheio. Cubrir a torta com o restante da massa do jeito que gostar mais, não esquecendo de fazer furos para que o vapor saia. Pincelar com uma gema de ovo a parte superior da torta, para que fique dourada. Levar ao forno novamente até que esteja dourada. Servir quente ou a temperatura ambiente.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Empanadas chilenas (fritas)



MASSA

Para 10 a 12 empanadas.

500 gr de farinha (mais para abrir a massa)
60 gr de manteiga derretida
Àgua morna com sal suficiente para dar o ponto da massa

Colocar toda a farinha num recipiente, fazendo um buraco no meio. Adicionar toda a manteiga no meio. Ir lentamente adicionando a água morna enquanto vai moldando a massa, até que forme uma massa elástica, macia e que não grude nos dedos. Fazer de 10 a 12 bolinhas. Abrir a massa em formato de círculo, na espessura de mais ou menos 2 a 3 mm. A massa não precisa descansar e está pronta para ser frita.

RECHEIOS

Fizemos 3 clássicas combinações: camarão-queijo, vieira-queijo (ostion-queso) e mista vieira-camarão-queijo. Para o recheio de camarão, é necessário tempera-lo e dar uma leve refogada previamente. Para a vieira, apenas adicionar sal (e se quiser, pimenta do reino), pois ela vai crua na massa. Rechear como explicado acima, com a vieira e/ou camarão mais o queijo, que é a nossa mussarela, a da pizza. Fritar em óleo quente até que estejam dourados. No Chile se recheia essa massa frita com diversos outros mariscos também! Perfeito com vinho branco.