sexta-feira, 22 de junho de 2007

O início: Porotos Granados e Tomates Rellenos

Ah! Até que enfim comecei um blog para falar das minhas simples aventuras culinárias. Quero registrar aqui receitas e restaurantes experimento para poder dividir com quem come e com quem cozinha.

O post de abertura será sobre o jantar de ontem, de tema chileno!

Eu e o Mario tínhamos combinado de fazer Porotos Granados depois de um passeio na feira de quinta-feira que tem aqui perto, na Rua Mourato Coelho, porque encontramos o feijão com que ele é preparado. Da receita original só faltou mesmo o "ají de color", que é um azeite colorido e picante. Procurei muito uma foto dos feijões, mas o máximo que consegui foi isto:

Pena que não pensei em fotografar o que a gente comprou.

Nos tomates da foto abaixo tentei decorar com folhinhas de manjericão de modo que parecessem olhos, pq estava muito branquinho, mas não funcionou muito não.


TOMATES RELLENOS

2 tomates grandes
1 milho cozido
Salsinha
Alho

Cebola
Sal
Pimenta do reino
Maionese q.b.
Azeite

Cortar a parte superior dos tomates (tirar a tampinha), retirar as sementes interiores de modo que se faça um copinho com o tomate. Polvilhar dentro deles a pimenta, o sal, cobrindo com um fio de azeite cada. Tirar os grãos cozidos do milho, refogá-los em cebola, alho e azeite. Juntar ao milho algumas colheres de maionese e salsinha picada. Rechear os tomate com a mistura e servir como entrada.


POROTOS GRANADOS (minha adaptação)

2 espigas de milho verde
400 gr porotos granados
8 folhas de manjericão
1 tomate grande maduro
400 gr de abóbora (usei a japonesa)
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
Manteiga
Pimenta
Sal
Ají de color (eu substituí por um pouquinho de colorau)

Ralar os milhos. Dourar a cebola e o alho na manteiga e refogar com o tomate picadinho até dissolvê-lo. Acrescentar os feijões cobertos de água para cozinhar durante aprox. 10 minutos e em seguida colocar a abóbora cortada em cubos para cozinhar junto (colocar água até cobrí-las). Depois de tudo cozido, separar a abóbora e acrescentar na panela com os feijões o milho ralado e o manjericão cortado. Mexer enquanto cozinha. Colocar de volta a abóbora amassada e acrescentar sal, pimenta e o ají de color (coloquei colorau).


Eu coloquei um pouco de paio para completar, porque serviria como prato principal, mas isso não estava na receita original!

2 comentários:

Agdah disse...

Quer dizer que "porotos" significa "feijões"? Fiquei com vontade de provar.

Tudo e mais um pouco disse...

parece realmente muito saboroso, vou tentar esse final de semana.