terça-feira, 23 de outubro de 2007

Panna Cotta

Minha Panna Cotta com calda de caramelo.

Andei navegando por aí em busca da receita perfeita de panna cotta, mas não foi possível encontrá-la, primeiro porque eu não estava munida de ingredientes perfeitos, e depois porque é difícil saber se a receita é perfeita sem antes testá-la!

Foi então que (mais uma vez!) experimentei fazer uma receita tirando a média de todas as outras que vi. Ficou assim:

250 mL de creme de leite 35%
250 mL de leite (usei semi-desnatado, porque era o que eu tinha)
13 gr de açúcar aromatizado de baunilha
1 colher das de sopa de açúcar de confeiteiro
1 colher das de café (bem pequenininha) de canela em pó
Folhas de gelatina quanto bastem para 500 mL (ou até para um pouco menos mL, para o pudim ficar bem molezinho)

Preparar a gelatina. Em seguida colocar o restante dos ingredientes numa panela e aquecer até quase levantar fervura. Em seguida misturar com a gelatina já pronta e misturar bem até que se certifique que a gelatina se dissolveu bem em todo o líquido. Levar para geladeira em forminhas individuais.

Essa receita rendeu 4 porções. Para duas porções derreti caramelo e forrei o fundo das forminhas, esperei o caramelo endurecer e então coloquei o líquido para depois levar para gelar. As outras duas usei uma calda de maracujá que tinha preparado anteriormente. Com calda de maracujá ficou muito bom!

Com certeza uma fava de baunilha iria muito bem, mas me surpreendi positivamente com o açúcar aromatizado da Oetker - achei ele bem melhor do que essência de baunilha (essência de baunilha nunca me agradou).

Ah! E claro, como eu deveria ter previsto, colocar canela em pó deixa o pudim com os pontinhos da canela (como dá pra ver na foto). Coloquei porque pensei que poderia combinar. Não ficou mal, mas esse detalhe da canela é bem dispensável. :)

4 comentários:

semente de sésamo disse...

Ficou linda!

Eli disse...

Linda! Eu ainda não fiz essa sobremesa mas logo quero me aventurar! :)

Anônimo disse...

Oi Flávia,

Tudo bem? Obrigado pela visita e pelo comentário lá no nosso blog. Adoramos o "Improvisos Culinários".

Abs.,

Anônimo disse...

Hum...eu não conhecia...parece delicioso!