quarta-feira, 27 de junho de 2007

Sorvete com banana - dica da minha sogra

Cortar a banana em rodelas. Esquentá-las por aproximadamente 50 segundos no microondas, potência alta. Cobrir a banana com calda de chocolate (daquelas de supermercado mesmo, para sorvete). Colocar por cima das bananas uma bola de sorvete, sabor chocolate ou creme, imediatamente. Se desejar, mais calda. E com farofinha de castanhas fica muito bom também!

terça-feira, 26 de junho de 2007

Suflê de legumes e frango com batata

Ontem improvisei na preparação de um prato me inspirando numas receitas lidas em alguns blogs. Fiz uma mistura que lembra um suflê, mas com uma base de batatas. Ficou algo simples, mas gostei.



Ingredientes

- Base
2 batatas grandes cozidas, cortadas em rodelas

- Recheio
1 tomate grande maduro picado em quadradinhos
150 gramas de ervilhas frescas cozidas
1/2 milho verde (pequeno) cozido
1 xícara de chá de alho poró cortadinho
1/2 peito de frango desfiado
Margarina
1/4 de cebola picada
Molho bechamel

- Cobertura
3 claras de ovo
(reservar um pouco do bechamel)
Queijo parmesão ralado

Preparo

Recheio: preparar o molho bechamel e reservar. Refogar a cebola na manteirg e colocar os demais legumes (milho, ervilha, alho poró, tomate) e o frango desfiado. Acrescentar a esse refogado o molho bechamel, reservando 1/3 de xícara dele. Para a base, revestir o fundo de uma travessa com as batatas cozidas, em rodelas, apertando-as bem de modo que forre todo o fundo do recipiente. Salpicar sal. Cobrir com o recheio. Para cobertura, bater as três claras em neves e misturar a ela o restante do bechamel. Em cima da cobertura, polvilhar um pouco do parmesão ralado e levar ao forno até dourar levemente a cobertura. Está pronto para servir. Para duas pessoas.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

O início: Porotos Granados e Tomates Rellenos

Ah! Até que enfim comecei um blog para falar das minhas simples aventuras culinárias. Quero registrar aqui receitas e restaurantes experimento para poder dividir com quem come e com quem cozinha.

O post de abertura será sobre o jantar de ontem, de tema chileno!

Eu e o Mario tínhamos combinado de fazer Porotos Granados depois de um passeio na feira de quinta-feira que tem aqui perto, na Rua Mourato Coelho, porque encontramos o feijão com que ele é preparado. Da receita original só faltou mesmo o "ají de color", que é um azeite colorido e picante. Procurei muito uma foto dos feijões, mas o máximo que consegui foi isto:

Pena que não pensei em fotografar o que a gente comprou.

Nos tomates da foto abaixo tentei decorar com folhinhas de manjericão de modo que parecessem olhos, pq estava muito branquinho, mas não funcionou muito não.


TOMATES RELLENOS

2 tomates grandes
1 milho cozido
Salsinha
Alho

Cebola
Sal
Pimenta do reino
Maionese q.b.
Azeite

Cortar a parte superior dos tomates (tirar a tampinha), retirar as sementes interiores de modo que se faça um copinho com o tomate. Polvilhar dentro deles a pimenta, o sal, cobrindo com um fio de azeite cada. Tirar os grãos cozidos do milho, refogá-los em cebola, alho e azeite. Juntar ao milho algumas colheres de maionese e salsinha picada. Rechear os tomate com a mistura e servir como entrada.


POROTOS GRANADOS (minha adaptação)

2 espigas de milho verde
400 gr porotos granados
8 folhas de manjericão
1 tomate grande maduro
400 gr de abóbora (usei a japonesa)
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
Manteiga
Pimenta
Sal
Ají de color (eu substituí por um pouquinho de colorau)

Ralar os milhos. Dourar a cebola e o alho na manteiga e refogar com o tomate picadinho até dissolvê-lo. Acrescentar os feijões cobertos de água para cozinhar durante aprox. 10 minutos e em seguida colocar a abóbora cortada em cubos para cozinhar junto (colocar água até cobrí-las). Depois de tudo cozido, separar a abóbora e acrescentar na panela com os feijões o milho ralado e o manjericão cortado. Mexer enquanto cozinha. Colocar de volta a abóbora amassada e acrescentar sal, pimenta e o ají de color (coloquei colorau).


Eu coloquei um pouco de paio para completar, porque serviria como prato principal, mas isso não estava na receita original!