quinta-feira, 2 de abril de 2009

Bolo de cenoura


Continuo cozinhando, mas com a chegada da minha bebê dia 7 de fevereiro a minha ocupação preferida tem sido ficar intermináveis horas olhando e brincando com ela. Sem falar tirar fotos, publicar e contar as novidades para a família.

E não tem jeito. Adoro ir pra cozinha, mas sou do improviso. Situação típica daqui de casa:


Sopinha rica com alguns legumes da geladeira. Do que me lembro: cenoura, brocolis, alho poró, grão de bico (que eu já tinha pré cozido e congelado), ervilha fresca, penne integral, umas fatiazinhas de funcho, folha de louro, umas bolinhas de pimenta branca, alho desidratado, sal e só.

Aí o bolo. Todas as receitas que eu procurei eram grandes demais, daí lá vou eu fazer minha média. Imagine que no meio da feitura do bolo vou procurar pelo fermento e descubro que não tenho! Isso porque a tarde eu tinha feito compras de supermercado já pensando no bolo de cenoura (inclusive comprei umas cenourinhas de marzipã para enfeitar). Substitui o fermento pelo bicarbonato de sódio e deu certo. Ao invés de óleo vegetal usei manteiga derretida.

Minhas medidas foram:

2 cenouras médias cruas em rodelas
1 xícara rasa de açúcar
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
2 ovos médios inteiros
1 xícara rasa de manteiga derretida

Bati bem batido esses ingredientes no mixer e acrescentei depois:

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio

Incorporei a farinha e o bicarbonato com um fouet, formando uma massa bem consistente.

Assei em forno a 160 graus, por mais ou menos 3o minutos.

Para cobertura fiz um ganache molinho, com chocolate ao leite. Na minha opinião, muito melhor que a típica casquinha de açúcar. Adoooro bolo de cenoura!

Um comentário:

Karenpetena disse...

4 anos depois encontrei seu post E me foi de grande ajuda. Fiz esse bolo, mas meia receita e está no forno :-)
Obrigada!