quarta-feira, 4 de julho de 2007

Mais chilena - Espaguete com mariscos

Da viagem que eu e o Mario (marido) fizemos pro Chile no início do ano, trouxemos uns três enlatados com os mariscos chilenos. Ainda que a conserva não seja a melhor forma de come-los, só assim a gente poderia matar a saudade das comidas de lá. :)

Uma dessas latas de mariscos sortidos usamos há um tempo atrás, na casa da minha mãe. Ela fez um arroz com marisco simples, que ficou ótimo. Ainda resta uma, mas só de machas, que são famosas comidas na forma "a parmesana".

Dessa vez usei a lata de "Picadillo de Mariscos", com mariscos sortidos (entre eles choritos, navajuelas, navajas, machas, almejas, caracoles, cholgas, misturados na água e sal), para fazer um espaguete.

Fiz ainda o antepasto (beringela, tomate, cebola e pimentão) e a sobremesa (salame de chocolate).



O antepasto foi preparado no forno. Cortei em quadrados todos os ingredientes: uma beringela grande, uma cebola grande, meio pimentão verde grande e dois tomates. Reguei o fundo da assadeira com azeite, coloquei todos os ingredientes misturados na assadeira. Reguei com mais azeite. Coloquei em forno com fogo alto para assar. Depois de 15 minutos, retirei do forno e mexi os ingredientes, colocando pimenta do reino, sal e regando com mais azeite. Voltei ao forno até que ficassem bem cozidos os ingredientes.

Como tinha mini pães franceses congelados, cortei eles em fatias finas e coloquei para torrar, para comer com o antepasto.

O jantar foi acompanhado de um Carmerè.




Para o espaguete preparei um molho simples, com tomates pelados. Refogando a cebola e o alho cortado fininho, juntando os tomates e os mariscos. Preparei o espaguete e juntei ao molho. E só.

A sobremesa foi o popular salame de chocolate, mas o meu, para não perder o tom do jantar, teve um toque chileno. Ao invés de prepará-lo com conhaque ou vinho, preparei com Pisco 50 graus, bebida típica do país, feita a partir de um destilado de vinho.


O salame é feito misturando uma lata de leite condensado, uma colher de sopa da bebida, 200 gramas de chocolate em pó e um pacote de bolacha maizena em pedaços. Mistura-se tudo e enrola-se a mistura em forma de salame (melhor que seja no papel manteiga, mas dá pra fazer no papel alumínio também). Leve para gelar e corte em fatias, na espessura que desejar. Servir gelado.

8 comentários:

Anônimo disse...

Oi Flávia é uma prazer estar aqui conhecendo receitas tão gostosas!No Chile se como bem heim?!Parabéns pelo blog!

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Olá Flávia,
Obrigada por visitar a minha cozinha.
Tb adorei as suas receitas.
As fotos estão lindas!!!
Vou linkar o seu blog lá no "Umbigo", assim outras pessoas poderam conhecer tb.
Bjks

Eli disse...

Que delícia de cozinha!! Adorei!! :)

Elvira disse...

Querida Flávia,

Obrigada pela sua visita à minha cozinha virtual que me permitiu descobrir este seu maravilhoso blog. :-)

Claro que pode colocar um link para o "bistrot"! Eu vou já também colocar um para o seu blog no meu.

Já agora, não se quer juntar à nossa comunidade de blogues culinários em língua portuguesa...? Basta cadastrar-se como usuária e depois submeter o seu blog. É aqui: http://www.cozinhasdomundo.com/

Um beijão de Portugal.

Anônimo disse...

Oi Flávia,tb coloquei seu link lá na minha cozinha.Beijo

Marcia disse...

TAmbém chegando do Chile, com saudades de todos aqueles mariscos maravilhosos. Gostei da sua receita.

Anônimo disse...

Nice dispatch and this enter helped me alot in my college assignement. Thanks you on your information.

Sara disse...

Nada bate um bom prato de massa para o almoço uma tarde de domingo com a família. Talvez com um pouco de molho especial para inovar mesmo em que. Geralmente em restaurantes em jardins pode comer muito boa massas e ofertas de molho são apenas muito bom.