sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Macarrão Appenzeller

Certa noite eu estava rodeada de livros de receitas e muitas idéias lights na cabeça mas com muito pouca atitude para cozinhar. Até que o Mario chegou em casa e eu pedi uma opinião para ele, que respondeu: vamos fazer Macarrão Appenzeller. Depois de ter confundido o prato com outro que não tem nada a ver (confundi com späzle), e verificarmos que tínhamos todos os ingredientes em casa, cedi morrendo de medo das calorias do bichinho. Fiquei de ajudande de cozinha e ele de chef. Sempre, mas sempre que o danado entra na cozinha sai coisa boa, mesmo eu ficando desconfiada ("cozinheiro" as vezes é meio dono-da-verdade).


Macarrão Appenzeller (3 pessoas, ou duas muito muito esfomeadas)

250 gr de penne
4 batatas médias em fatias de 1 cm
200 ml de creme de leite fresco (% de gordura a vontade)
100 gr de queijo appenzeller ralado
1/2 cebola média fatiada em meia lua
Uma colher de sopa de farinha de trigo
Manteiga
Pimenta do reino
Sal

Cozinhar a batata e o penne em água com sal até que fiquem al dente. Em uma travessa, intercalar o creme de leite, o macarrão cozido com as batatas e o queijo ralado. Por último coloque uma quantidade mais generosa de queijo e leve ao forno para gratinar levemente. Enquanto isso aqueça a manteiga, suficiente para dourar as fatias de cebola. Adicione uma colher de sopa de farinha de trigo à manteiga e à cebola, espere dourar. Retire o macarrão do forno e cubra com a cebola. Está pronto para servir.

Se desejar, moa em seu prato pimenta do reino.

4 comentários:

Flávia disse...

Emagrecimento????

oquefazerprojantar??? disse...

bom... este improviso aqui tem muita coisa boa.
gostei de conhecer esta cozinha e voltarei em visita.
abraços de Lisboa

Eli disse...

Flávia eu não conheço esse queijo, mas adorei a receita e vou procurar o queijo por aqui, está lindão o prato!

Anônimo disse...

Flávia,
Pensando em todas as amigas que assim como nós fatalmente ganharam alguns kilinhos extras depois de casar e/ou depois de ter um blog culinário criamos o Rita Palita (http://ritapalita.blogspot.com), um blog de desafios dedicado a receitas saborosas porém SEMPRE leves.

Convidamos você a participar do nosso primeiro desafio!

Te esperamos por lá.

Bjkas

Glau, Renata e Rita Palita