segunda-feira, 29 de março de 2010

Sopa de aspargos brancos

Chegou a primavera e a temporada dos aspargos, para a felicidade do marido, que todo dia me diz: é temporada de aspargos, vamos fazer aspargos? Então, para celebrar, fiz sopa deles! Essa receita tem como base as receitas chamadas de "sopa alemã de aspargos brancos".


Sopa creme de aspargos brancos

8 aspargos brancos
2 batatas médias descascadas e cortada em quadradinhos
1 xícara de chá de cebola picada
3 colheres de sopa cheias de manteiga
100 ml de creme de leite
Agua (mas pode usar um caldo suave, se preferir)
Cebolinha (ou salsinha)
Sal
Pimenta do reino branca moída

Corte as cabeças dos aspargos (tamanho de 1/3 dele, mais ou menos) e reserve. Descasque os talos dos aspargos e pique. Refogue a cebola na manteiga até ficar transparente, adicione os talos picados dos aspargos e a batata e mexa bem. Cubra com água (ou o caldo) e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Após o cozimento, faça um creme bem liso com a água, os aspargos e as batatas, usando um mixer manual ou liquidificador. Volte o creme para a panela e adicione as cabeças dos aspasgos, o creme de leite, sal e pimenta do reino. Leve ao fogo por mais um minuto. Para servir, salpique cebolinha (ou salsinha) picada.

2 comentários:

Figos & Funghis disse...

Oi Flávia, tudo bem?
Cheguei aqui através do blog da Carol (Minha vida, minha cozinha). Me chamou a atenção a foto desta sopa maravilhosa. Eu amo sopa de aspargos e vou testar sua receita com certeza. Já estou te seguindo para receber sempre as atualizações.
Bjinhos

www.figosefunghis.blogspot.com

Bia Baladez disse...

Eu não sei quando é e´poca de aspargos no Brasil...
Acho que nunca!