sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Torta para picnic



Dia desses pegamos o carro e fomos dar uma volta pelas redondezas, passando por uns 2 ou 3 cantões diferentes. O plano foi fazer um picnic na beira de algum lago no meio do caminho (e foi o que fizemos). Pra isso, preparei uma torta de frango com palmito, que fiz da seguinte forma:

Torta de frango com palmito (uma torta grande, forma de 33 cm de diâmetro).

Para a massa:

400 gr de farinha de trigo
200 gr de manteiga sem sal
+ ou - 3 colheres de sopa de água
1 colher de café de sal

Recheio
1 peito de frango
1 lata de palmito (vem 400 gr sem estar drenado)
Alho poró a gosto (usei um pouco mais que 1 xícara dele picado)
Molho bechamel

Massa: Misturar o sal à farinha de trigo. Cortar a manteiga gelada em cubos e com as pontas dos dedos ou com a ajuda de um processador (usei processador) misturar até formar uma farofa. Adicionar as colheres de água e juntar a "farofa", formando uma bola com a massa. Envolver em papel filme e levar a geladeira por meia hora. Pré-aquecer o forno a 180 graus.

Recheio: Refogar o frango em cubos na manteiga e no alho, até que esteja cozido e dourado. Adicionar o palmito e o alho poró em rodelas até murchar. Preparar um molho bechamel (uns 300 ml) e envolver no que foi refogado.

Montagem: Enquanto o recheio enfria, separar a massa em duas partes correspondente a 1/3 e 2/3 dela. Abrir a parte maior em círculo e forrar uma forma de 33 cm de diâmetro. Fazer furos com o garfo na base da massa, cobrir com papel manteiga e algum peso no centro (feijões por ex, ou outra coisa que possa ir ao forno) para que possa ir ao forno pré-assar. Pré assar por cerca de 15-20 minutos. Retirar do forno, retirar o peso e o papel manteiga, colocar o recheio. Cubrir a torta com o restante da massa do jeito que gostar mais, não esquecendo de fazer furos para que o vapor saia. Pincelar com uma gema de ovo a parte superior da torta, para que fique dourada. Levar ao forno novamente até que esteja dourada. Servir quente ou a temperatura ambiente.

Um comentário:

Issao Imamura disse...

Bom dia!
Qual seu e-mail para contato?
Aguardo!