quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Bolo de banana com canela

Eu sempre dou uma mudada nas receitas que faço e já nem sei de onde surgiu essa aqui debaixo. Dessa vez, para os cupcakes de banana que também levei no meu curso de alemão, fiz da seguinte maneira (e também ficaram bem fofinhos e umidos):


Bolo de banana com canela

1 xícara de chá de banana bem madura picada
1/2 xícara de chá de açúcar cristal*
1/4 xícara de chá de açúcar baunilhado**
3 colheres de sopa de manteiga sem sal em ponto de pomada (temperatura ambiente)
1 colher de chá de canela em pó
1 ovo

1 1/3 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

* usei um açúcar marrom para o bolo ficar mais escuro, que não é a mesma coisa que açúcar mascavo, apenas um açúcar comum mais bruto, sem branqueamento.

** Faço o açúcar baunilhado em casa, apenas colocando uma fava de baunilha aberta dentro do pote de açúcar. Não é a mesma coisa que o industrializado, que costuma ser bem mais forte. Se for usar o industrializado, acho que uma colher de sopa é suficiente. Mas isso é só um detalhe, pode ser o açúcar normal, se preferir.

Pré-aquecer o forno a 180 graus. Misturar a farinha, o fermento e o bicarbonato. e reservar. No mixer manual ou liquidificador bata todos os demais ingredientes até formar um creme. Junte a mistura seca reservada e coloque em uma forma com furo no meio untada e asse por 30 minutos ou até que um palito saia limpo. Para cupcakes, 20 minutos de forno (rende 10 cupcakes).

7 comentários:

Daia Dias disse...

Meu Deus, seu blog é uma tentação.
Quanta maravilha.
Vi o seu comentario no blog da Lu, fiquei interessada no wii, você poderia me dizer em qual loja seu marido comprou e oq tenho que ter para que ele funcione. Sou meia desligada desse mundo de games.
Resolvi testar, pois não tenho tempo para academia e tenho preguisa de fazer caminhadas, deve ser uma maravilha, emagrecer brincando rs
Abraços

Lu Francesa disse...

Vc mora em Zurique ? É uma cidade que tem bastante coisa pra ver ? É bonita ? Vc recomenda ?

Beijocas,Lu.

Andréa Santana disse...

Que delícia de receita! A culinária é muito rica e criativa, pois a cozinha é uma arte.
andreaquitutes.blogspot.com/

Andréa....

Lu Francesa disse...

Vou te enviar um e-mail :)

Cebolinhando disse...

Ah, os cupcakes são sempre uma delícia! Já fiz de banana mas não ficou dos melhores.. vou tentar a sua receita! :)

Cozinha Perfumada disse...

Oi Flávia! Não conhecia seu blog e vim pelo La Cucinetta!! Muitas receitas gostosas!Adorei! Beijos Tereza

Anônimo disse...

Olá, parabéns pelo blog, tá lindo.
Estou te seguindo, visite o meu também, estou começando agora, aproveita e me siga.
Abraços