quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cupcake de chocolate - FOFURA EXTREMA!


Amanhã tenho uma confraternização de final de semestre no curso de alemão e me comprometi a levar uns bolinhos. Como o negócio vai acontecer dentro da sala de aula, achei prático fazer o bolo no formato de cupcake, mas sem cobertura, pois assim ficam porções individuais e sem melecação. Também não fica enjoativo pois vamos comer lá pelas 10 da manhã.

Eu sempre tive um "negócio" com bolo de chocolate. Nunca simpatizo com receita nenhuma! Acabo encontrando alguma que mais ou menos me agrada, faço, fica mais ou menos, mas nunca repito, sempre esperando encontrar a receita perfeita.

E não é que encontrei uma receita do bolo de chocolate para repetir? Depois de muito testar, hoje arrisquei e fiz a minha receita, síntese de algumas que já fiz e algum conhecimento teórico. Resultou num bolinho ultrafofo. Ainda não testei essa receita para bolo de rechear, mas deve ser meio difícil de fazer isso pois o bolo fica extremamente fofo. Quando testar, venho aqui contar.

Meu bolo fofo de chocolate.

1/2 copo de cacau em pó
3/4 copo de farinha
1/2 colher de chá de fermento químico
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
160 gr de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 copo de açúcar
4 ovos pequenos
1/2 copo de iogurte

Faça uma mistura seca com o cacau, a farinha, o fermento e o bicarbonato e reserve. Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo e claro. Adicione os ovos e bata mais um pouco. Por últimos adicione, mexendo levemente, a mistura seca alternando com o iogurte. Levar ao forno préaquecido a 180 graus por 20 minutos se for cupcake, 35 minutos se for um único bolo.

Rendimento: 12 cupcakes ou um bolo pequeno de chocolate (forma de 22 cm de diâmetro).

6 comentários:

Carol, Ênio e Leila disse...

Opa. Estou sentindo que esse vai ser o bolinho do niver da Leila na escola. rs

Flávia disse...

Carol, faz que eu agarantio!

Pedro Rossi disse...

Olá, adorei o Blog.

Tava na faculdade, vi sua receita.
Na volta pra casa passei no mercado, comprei o iogurte (o resto dos ingredientes eu achei que tinha em casa).

Ao chegar em casa, lendo com mais atenção, verifiquei que na receita falava CACAU EM PÓ e o que eu tinha era chocolate em pó nestlê 50% cacau.
Lendo na embalagem, conferi os ingredientes do chocolate : "cacau, açucar e aromatizantes" pense :"se 50% é cacau... 50% é açucar!

fiz a recita com quase um copo de chocolate, e apenas 3/4 de açucar, achei que ia dar certo, mas a surpresa: Não deu, ficou amargo de mais (pro meu gosto). Muito forte de chocolate e muito fraco no açucar.

Qualquer dia tento fazê-lo corretamente e posto os resultados aqui =)

ps.: Realmente ficou fofíssimo.

Flávia disse...

Oi Pedro,
O cacau que usei não tem açúcar nenhum, apenas cacau e "pode conter traços de castanhas ou amêndoas" segundo o fabricante. O meu bolo ficou suficientemente doce. Embora o chocolate fosse bem intenso não posso nem dizer que ficou muito amargo. Não sei, talvez seja só uma questão de gosto, será?
Abraços.

batata palha disse...

Acertou em cheio, fofura extrema - parabéns!

Mariana Oliveira disse...

Olá, Flávia, tudo bom?

Tenho esse mesmo problema que você com relação ao bolo de chocolate. Até que experimentei o chifon de chocolate, da união. Você já experimentou? Quando puder, faça para testar... É extremamente macio e, depois de assado, quando você morde, ouve o barulhinho das muitas claras em neve se desfazendo na boca. Fica delicioso puro ou com uma camadinha de brigadeiro por cima. Espero ajudar com a sua busca! Abraços, Mariana