quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Algo de mexicano

Ultimamente ando mais desencanada da cozinha. Ando com vontade de comer coisas boas e em casa, mas sem ânimo no dia-a-dia para pratos de 3 horas de preparação. A gravidez tem funcionado como uma "redução de estômago", e embora eu coma bem, tenho comido em menor quantidade (se bem que nos últimos dias essa tendência tem mudado :D). Acho que isso influência minha disposição na cozinha.




Tivemos dias atrás um jantar vapt-vupt de inspiração mexicana. Além de prático, foi em cooperação com o marido. Já tínhamos em mãos tudo quase pronto: nachos, jalapeños em conserva, feijões vermelhos grandes congelados, tomates pelados (concassé) e o abacate (amassamos e colocamos sal!). Foi só preparar um arrozinho branco e a carne moída pro chilli com carne, que foi feito da maneira mais simples possível (carne moída refogada com cebola picadinha, feijão já cozido, molho de tomate, páprica picante, sal, pimenta do reino e coloquei um pouco de cominho e pimenta tabasco também - acho que não esqueci de nada :). Ficou muito reconfortante.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Bolo de Banana

Com meia duzia de bananas na fruteira, as quais eu tinha certeza que não daríamos conta de comer, bateu uma vontade do bolo de banana cheiroso que preparam no restaurante da minha mãe. Porém, o bolo que eu queria leva farinha de rosca e noz moscada, e eu não tinha em casa. Como a urgência era enorme :D, encontrei uma receita com farinha comum para bolos e mandei ver. Essa receita anotei não sei quando de não sei quem, mas é uma receita básica, que eu tive a capacidade de modificar em vários pontos novamente. Vou postar da maneira que eu fiz:

Bolo de banana

2 bananas nanicas bem maduras (as minhas era médias)
3/4 xícara de chá de açúcar cristal de cana bruto (ou cristal comum, mas usei esse bruto de cana, que é marronzinho - por isso a cor morena do bolo)
1 colher de chá de açúcar baunilhado
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá de canela em pó

1 1/3 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio

Pré-aquecer o forno a 180 graus. Misturar a farinha, o fermento e o bicarbonato. No mixer ou liquidificador bata a banana e os demais ingredientes até formar um creme. Junte a mistura de farinha reservada e coloque em uma forma untada. Asse por 30 minutos ou até que um palito saia limpo.

Existe coisa mais perfumada do que bolo de banana com canela?